Acerca

Missão

O Clube Ciência Viva na Escola Secundária de Vergílio Ferreira (ESVF) tem como missão desenvolver atividades investigativas em ambiente não-formal, orientadas, principalmente, para a avaliação e monitorização dos impactos das alterações climáticas nos ecossistemas. Estas atividades investigativas, de natureza interdisciplinar, articulam conhecimentos e metodologias científicas com tecnologias digitais associadas à programação e robótica. Através de parcerias com centros de investigação, pretende-se que os alunos do Ensino Secundário possam participar em investigações reais apoiadas por estas instituições, dando o seu contributo para a criação de bases de dados e na resposta a problemas, numa lógica de ciência aberta e de ciência cidadã.

Em paralelo, através da produção de conteúdos e atividades hands-on, pretende-se motivar todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo para a ciência e tecnologias digitais, consciencializando-os da sua importância na sociedade e no desenvolvimento sustentável.

Articulação com outras atividades da escola

Pretende-se que o CCVnE se constitua como um recurso escolar que possa ser usado, sinergeticamente, por outras atividades e professores da escola. Todos os professores, no âmbito do seu serviço letivo e não letivo, poderão recorrer ao clube para obter apoio no desenvolvimento de projetos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, do Domínio de Autonomia Curricular, do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADD), das Oficinas de Aprendizagem e do Projeto de Mentoria entre Alunos (MEA).

Contribuir para a ciência

Alunos do Ensino Secundário participam em investigações reais apoiadas por centros de investigação, dando o seu contributo para a criação de bases de dados e de respostas a problemas, numa lógica de ciência cidadã.

Motivar para a ciência

Alunos e professores produzem e desenvolvem atividades práticas e experimentais com alunos mais novos, nomeadamente do pré-escolar e 1.º ciclo

Comunicar ciência

Divulgação das atividades do clube e comunicação de ciência, através do site CETC, conferências, seminários, filmes, jogos digitais, entre outros.

Espaço

Três pilares

Pedagogia

Texto de pedagogia

Espaço

Texto de espaço

Tecnologia

Texto de tecnologia

Equipa

Difficulty on insensible reasonable in. From as went he they. Preference themselves me as thoroughly partiality considered on in estimating. Middletons acceptance discovered projecting so is so or. In or attachment inquietude remarkably comparison at an. Is surrounded prosperous stimulated am me discretion expression. 

Paula Serra

Paula Serra

Professora de Biologia e Geologia
Paula Abrantes

Paula Abrantes

Professora de Informática
Paula Pires

Paula Pires

Professora de 1º ciclo
Rita Marcelo

Rita Marcelo

Professora de Físico e Química

Timeline

© 2022 Created with Royal Elementor Addons