Projetos

Contributos para a ciência

Alunos do Ensino Secundário participam em investigações reais apoiadas por centros de investigação, dando o seu contributo para a criação de bases de dados e resposta a problemas, numa lógica de ciência cidadã

Projetos

Flores na Primavera, bolotas no Outono, será assim em 2072?

Biodiversidade na Vergílio | iNaturalis

CANSAT: Investigar o clima com satélites

Vamos construir o robot AEVF (para o desenvolvimento sustentável)?

Motivar para a ciência

Alunos e professores produzem e desenvolvem atividades práticas e experimentais com alunos mais novos, nomeadamente do pré-escolar e 1.º ciclo

Projetos

Robótica para crianças

Alterações climáticas, poluição e planárias: de perder a cabeça!"

Supermiúdos (astronomia, química, física)

Cientistas desde pequeninos... investigar com dáfnias

Divulgar e comunicar ciência

Divulgação das atividades do clube e comunicação de ciência, através da criação de um site, conferências e seminários.

Projetos

Criar e atualizar o website do clube

Promover e organizar conferências e workshops

Construir material digital de divulgação

Criar e atualizar uma agenda de atividades

Robótica

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Flores na Primavera, bolotas no Outono, será assim em 2072?

Gostavas de participar numa investigação real, como fazem os cientistas?

E poder contribuir para o avanço do conhecimento?

Então, junta-te a nós e vem investigar como as alterações climáticas podem afetar os sobreiros e as azinheiras, em Portugal. O Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), vai estar sempre connosco para nos ajudar a pensar e a investigar como verdadeiros cientistas.

Como o aquecimento global é um fenómeno lento e descontínuo, não podemos ficar à espera que ele ocorra para estudar os seus efeitos no sobreiro e na azinheira. Assim, vamos usar um “truque“: Como no norte e interior do país, à partida, está mais frio do que no sul e litoral, porque não transformar a variável tempo numa variável geográfica? Assim, podemos comparar a floração e frutificação das árvores em diferentes regiões do país,  relacionar com a temperatura e prever o que acontecerá face ao aquecimento global. Mas para isto, precisamos de uma rede de escolas a nível nacional. Participa no estudo piloto!

Projeto x

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Projeto y

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